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SDR: Como contratar o profissional Ideal para sua empresa

SDR é o primeiro ponto de contato entre empresa e cliente, por isso é preciso ter certas habilidades. É preciso contratar alguém que goste de lidar com pessoas e já tenha experiência com atendimento ao cliente, mesmo que não tenha sido nesta função.

SDR: O que faz este profissional?

O termo SDR é utilizado para Sales Development Representative, ou seja, Representante de Desenvolvimento de Vendas.

Este profissional tem o desafio de entrar em contato com seu possível cliente. Muitas vezes através de Cold Calls, qualificar essas empresas, gerar o desejo de conhecer suas soluções e agendar reuniões para apresentar.

Antes de mais nada, a atividade do SDR não é nada fácil. Cerca de 80% do tempo será gasto tentando falar com as pessoas certas.

O SDR é rejeitado o tempo todo, por isso é uma profissão onde a resiliência é muito importante.

Durante todo o tempo ao telefone, ouvirão frases como: “fulano está em reunião, não pode atender no momento”, ligue mais tarde”, e por ai vai.

Sem contar as pessoas mal educadas ou até mesmo arrogantes. 

Esse é um dos motivos pelo qual os vendedores não gostam de prospectar.  

Claro que nem todos são assim, uma parte atende e por isso é importante ter uma boa estratégia de abordagem. 

SDR

Habilidades de um SDR

Talvez você já tenha se perguntado como contratar um bom SDR, ou está pensando em contratar mas não sabe o perfil ideal deste profissional para realizar tal função. 

Para fazer um trabalho de prospecção, o SDR precisa ter certos talentos que são essenciais para ter sucesso em suas ligações. 

É certo que todos nós temos habilidades específicas, mas cada indivíduo possui em níveis diferentes. Por isso, vamos separar como “elevada” ou “baixa”.

Em primeiro lugar, o seu SDR precisa ter uma alta habilidade competitiva. Ou seja, ele precisa ser uma pessoa com certo espírito de competição.  

Pois uma pessoa competitiva é persuasiva, confiante e assertiva. 

Sob o mesmo ponto de vista, este também precisa ser autoconfiante. Ser independente e criativo para conduzir uma boa conversa. 

Diferente de uma pessoa com baixa autoconfiança, que costuma seguir procedimentos, do tipo que precisa “seguir a cartilha”. 

Além disso, trabalhar ao telefone agendando reuniões requer persistência. Nessa função, uma pessoa com baixa persistência não obterá resultados. 

Em contrapartida, cuidado para não confundir persistência com ser chato.

Respeite o tempo do cliente e não ligue com alta frequência para não ser visto como incômodo.

SDR: Perfil Profissional

Talvez a resiliência seja a mais importante das habilidades, pois o SDR receberá muitas negativas ao longo de sua jornada. 

Isso significa que precisa ter uma alta resiliência para entender que as negativas são para o produto ou a empresa que ele representa. 

Uma pessoa com baixa resiliência será emotiva, enquanto com uma alta resiliência será mais espontâneo e terá um ritmo mais acelerado, não levando as negativas para o pessoal. 

Além disso, o seu SDR precisa ser auto motivado e orientado para resultados. 

A sua função é vender uma entrevista, ou seja, vender a ideia da importância dessa reunião.

Um SDR com baixo interesse em vendas será calmo, centrado em processos e não em resultados.

Lembrando que estas habilidades todos nós temos, porém com níveis diferentes. Mas para o seu SDR dar certo, escolha o candidato que tenha estas habilidades bem definidas.

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