Das empresas brasileiras entrevistadas, a grande maioria (98,8%) afirma usar firewall, contra 1,2% que não utilizam. Entre as que utilizam, a liderança é dos sistemas de segurança do Linux (15,3%), seguido da Dell SonicWALL (14,2%), e Cisco (9,4%). Já 9,2% das organizações não fornecem ou não sabem que solução utilizam e 41% optaram por outras marcas diversas. Dentre as usuárias de firewall, 88,4% dizem que estão satisfeitas com a solução, enquanto 11,5%, não.

Pesquisa revela que a maioria das empresas entrevistadas aposta em sistemas de segurança

 

A Dell SonicWALL Brasil, em parceria com a BMS – Business Marketing Solution, realizou pesquisa com empresas de oito países da América Latina e Central – Brasil, Argentina, México, Chile, Colômbia, Guatemala, República Dominicana e El Salvador, de agosto de 2012 a julho de 2013. Foram entrevistadas 1.134 empresas, sendo 685 brasileiras, entre pequenas, médias e grandes, para avaliar a preocupação e investimento dessas empresas com a segurança de seus dados.  Metade delas declarou que pretendem investir até R$ 110 mil em soluções de Segurança da Informação, seguida de 21,1% que projetam investimentos na ordem de R$ 111 mil a R$ 220 mil, e 9%, de R$ 221 mil a R$ 1.1 milhão.  

 

Das empresas brasileiras entrevistadas, a grande maioria (98,8%) afirma usar firewall, contra 1,2% que não utilizam. Entre as que utilizam, a liderança é dos sistemas de segurança do Linux (15,3%), seguido da Dell SonicWALL (14,2%), e Cisco (9,4%). Já 9,2% das organizações não fornecem ou não sabem que solução utilizam e 41% optaram por outras marcas diversas. Dentre as usuárias de firewall, 88,4% dizem que estão satisfeitas com a solução, enquanto 11,5%, não.

 

A pesquisa também indica que a maioria das empresas entrevistadas demonstra preocupação maior com soluções de gestão relacionada com o aumento da produtividade, mais do que com a segurança de rede. Da amostragem brasileira, 56,2% consideram muito importante que um firewall possa detectar as aplicações de alta e baixa prioridade determinada pela empresa, permitindo acesso ou bloqueio das mesmas. Já 36,8% consideram de média importância e 6,9%, de pouca. Por exemplo, 60,3% afirmaram ser muito importante a priorização de aplicativos críticos como ERP, VoIP, Vídeo Conferência, em detrimento de navegação web e acesso a jogos e a redes sociais, evitando o estrangulamento da banda disponível para aplicativos relacionados ao negócio. Em contrapartida, 33,5% consideraram esse item de média importância e 6,1%, de pouca.

 

“É fundamental mapear os públicos-alvo, saber o que eles pensam e possuem em relação à plataforma de segurança e, acima de tudo, conhecer sua satisfação e anseios em relação à proteção de sua rede. Com a pesquisa, tivemos uma boa noção do que ocorre nos ambientes de TI e Segurança das empresas de diversos segmentos da economia da região, principalmente no Brasil, e poderemos desenhar ofertas mais assertivas, com soluções específicas”, afirma Manoela Vieira, Gerente de Marketing de Canais Dell Software America Latina.

 

Em relação à Mobilidade, a priorização dos recursos de produtividade se justifica. Das empresas brasileiras ouvidas, 59,4% permitem que dispositivos móveis pessoais como tablets e smartphones acessem suas redes Wi-Fi corporativas, enquanto somente 40,5% proibem. Destas companhias, 70,5% não possuem qualquer sistema de bloqueio ao acesso de redes 3G/4G e apenas 29,4% o detêm.  Desse universo, 41,8% consideram muito importante que o firewall controle a disponibilidade de banda para uso desses dispositivos móveis. Já 36,5% consideram de média importância e 21,5%, pouca. Já em relação ao acesso remoto, 62,6% das empresas afirmam usar soluções de VPN SSL homologadas para dispositivos móveis, enquanto 37,3% não utilizam.

 

A pesquisa reuniu, na maioria, profissionais de Informática de empresas de 1 a 250 funcionários (37,7%), seguido de empresas de 251 a 500 (21,1%), acima de 3 mil (11,3%) e outras. Em relação à receita, entre as companhias que informaram, 7,05% tem receita de até 22 milhões de reais, com até cinco filiais.

 

Sobre a Dell SonicWALL

 

A Dell SonicWALL Dell Inc. (NASDAQ: DELL) entende a necessidade de seus clientes e entrega tecnologia inovadora e serviços que possibilitam seus clientes e fazerem mais. A Dell SonicWALL faz da segurança um potencializador para produtividade dos negócios e performance da rede. Seu portfólio provê segurança de inteligência de rede e soluções de proteção de dados para clients e parceiros de todos os tamanhos e verticais, dinamizando a segurança, controle e escalabilidade da rede. Para mais informação, visite  http://www.sonicwall.com ou http://www.dell.com (Inglês).

 

Sobre a Dell Brasil

 

No Brasil desde 1999, a Dell é líder mundial em soluções de TI, com oferta de produtos, serviços e software para clientes de diferentes perfis – desde usuários finais até grandes empresas. A Dell escuta seus clientes e oferece tecnologia e serviços inovadores para que empresas e profissionais possam prosperar no ambiente de negócios e tenham o poder de fazer mais. Para mais informações sobre a Dell, acesse o site  www.dell.com.br ou telefone 0800-70 14 185. Para entender como a Dell ajuda seus clientes a fazer mais, acesse www.dell.com.br/domore.

 

Sobre a BMS

 

A BMS – Business Marketing Solution é uma empresa especializada na Qualificação e Geração de Leads B to B. A empresa apoia seus clientes nas diferentes etapas do processo de prospecção, visando maximizar seus resultados de vendas através de um trabalho dirigido junto a empresas no Brasil e exterior. Mais informações, acesse ao site: http://www.bmsmkt.com.br

 

 

 Fonte: http://www.dell.com/learn/br/pt/brcorp1/press-releases/2013-10-04-pesquisa-dell-sonicwall-1