Se você já pegou o telefone para ligar a uma lista de empresas onde você tem apenas o telefone e o nome da empresa, você já fez COLD CALL ou ligação fria.

 

Saberá por tanto como é difícil ser atendido e falar com a pessoa certa. Este é um dos motivos pelo qual muitas empresas não gostam ou não sabem fazer uma AÇÃO ATIVA PARA CONQUISTA DE NOVOS CLIENTES. 

Você poderá limitar os seus esforços de vendas apenas a AÇOES RECEPTIVAS,  ou seja, a indicações de amigos e clientes, networking,  ações de divulgação pelo Google, mídias sociais,  campanhas, etc. Em outras palavras, ações que farão o seu telefone tocar ou as pessoas irem atrás de você.

Muitas vezes, e conforme o tipo de produto ou serviço que você está vendendo, é necessário ou imprescindível que você demostre o seu produto pois ele poderá ter diferenciais importantes em relação aos produtos da concorrência e, que o seu futuro cliente precisa ver e conhecer pois apenas desta forma ele compreenderá os diferenciais que o farão decidir pelo seu produto. Nestes casos, apenas ações receptivas nem sempre dão resultado, pois a demonstração faz parte do convencimento .

Uma ação ATIVA para conquista de novos clientes representará um desafio para qualquer pessoa, pois na maior parte das vezes terá que fazer um COLD CALL ou ligação fria para Gerar Leads, qualificar oportunidades e agendar uma visita. Neste caso, mais de 90% do tempo gasto ao telefone, ouvirá respostas como: não está, está em reunião, não precisa, não quer, já tem, etc. desanimando qualquer um.  Mas não desista !!  ésta ação é muito importante para conquistar novos clientes. Costumo dizer que você tem 3 escolhas para realizar uma ação ativa para Conquista de Novos Clientes:  a primeira opção é você mesmo pegar o telefone e começar a ligar para oferecer o seu produto e agendar visitas de vendas. A segunda opção é você contratar alguém para agendar visitas, dentro da sua empresa e a terceira opção é você terceirizar a geração de Leads para conquista de novos clientes, com uma empresa especializada como a BMS (www.bmsmkt.com.br).

Se você mesmo for telefonar ou colocar um funcionário para fazê-lo, prepare um roteiro de entrevista.  A pessoa do outro lado da linha está trabalhando, concentrada em outros assuntos e você deverá prender a atenção dele. Para isso, você terá 15 segundos para chamar a atenção e manter o interesse na conversa. Deste modo, elabore um pequeno script onde deverá se apresentar mencionando seu nome, a empresa que você trabalha, verificar se está falando com a pessoa certa, dizer alguma coisa que chamará a atenção dele para ouvi-lo e finalmente manter o interesse dele na conversa. Parece difícil fazer isso em 15 segundos mas é possível.

Por favor, não elabore o seu script com clichés perguntando se é uma boa hora para conversar ou utilizando frases fabricadas de telemarketing sem preparação, como “olá, tudo bem com o senhor”. Monte um roteiro com os benefícios do seu produto ou serviço e não leia o seu script; fale de maneira natural.

Antes de telefonar, procure saber mais sobre a pessoa com quem irá falar. Saber ao menos o seu nome ajudará no seu contato, mas se souber mais sobre ele, melhor ainda, assim tente descobrir aspectos importantes nas redes sociais.

Agende uma visita. Procure sempre ir até o local onde seu futuro cliente se encontra. Ao sugerir uma data e hora, não pergunte que dia ele prefere, você deverá sugerir dia e hora para esta reunião.

Se o seu contato recusar o encontro, procure saber o motivo da recusa, isso o ajudará a melhorar a sua abordagem. Infelizmente não serão todas as ligações que obterá sucesso e a maior parte do tempo serão tentativas. Não desanime, entre maior for o número de tentativas durante o dia, maior serão suas chances de conseguir agendar aquela reunião que você tanto quer.